Dúvida da leitora: Vida na eear

Oi, pessoal! Como vocês estão?
Confesso que esse início de ano tá sugado! Eu e meu marido resolvemos cuidar mais da nossa saúde/corpo e estamos pegando firme (que saudades de comer doce...). Mas vai valer a pena <3
Sem muito papo furado, recebi o e-mail de uma leitora com algumas dúvidas. Em parceria com o meu marido, vou colocar a mensagem aqui e as respostas também. Espero que ajude vocês!

Olá Brenda :) Antes de começar este email já vou dizendo que já andei lá pelo blog,Facebook e email perguntando (rs) Mas estou desesperada é preciso festas informações, rs. Meu nome é X (editado), tenho 22 anos, moro em Nova Iguaçu RJ e também sou casada com um militar que vai pra ESTAR agora dia 8 de janeiro ( ele já servia como cabo no Galeão e fez a prova interna que competia só com cabo). Vamos as dúvidas... 1 - Como é a quarentena ( rotina, atividades, eventos, acampamento)?  2- Depois da quarentena quanto tempo eles podem ficar em casa? 3 -Como é a rotina na EEAR pós quarentena? 4- Como são as provas e avaliações? 5- Eles tem direito a recesso de meio e fim de ano? 6- Como é pra lavar e passar roupa ( tem balde, máquina,  tanque, varal, tábua de passar) e com que frequência pra lavar e passar roupa? 7- Conte mais detalhado  ( etapa por etapa) de como conseguir a PNR, quando solicitaram, o que precisaram, por que foram pra um hotel de trânsito? 8- Vocês receberam algum valor pela transferência? 9-Vocês tiveram que ir pra Anápolis logo após a formatura? 10- Como é a saída da EEAR e como tudo acontece pós EEAR? 11- Como foi a formatura, o que aconteceu lá?
1. QUARENTENA
A quarentena é o período de adaptação, onde se aprende sobre a vida militar, o dia começa às 5:30 e termina às 23:00 (às vezes mais tarde às vezes mais cedo). A primeira semana é mais administrativa: matrícula, entrega de fardamento, corte de cabelo, entregar documentos e essas coisas. Depois tem bastante ordem unida (onde se aprende a marchar), aulas de regulamento e armamento. Aprende-se também sobre as especialidades (apenas no fim da quarentena que escolhe a especialidade). O acampamento não é na quarentena, apenas no fim da primeira série. Tem café da manhã, faxina, aulas, palestras, ordem unida, refeições, mais palestras e, fim do dia. É muita correria! Tudo é muito rápido e corrido.

2. PÓS-QUARENTENA
 Após a quarentena, os fins de semana são liberados (com liberação na sexta ao fim do expediente e tendo que estar de volta para se apresentar no pernoite de domingo - 21:00 aprox.) . Para aqueles que moram no Rio de Janeiro, existe o ônibus da SAEEAR (Sociedade dos alunos) que leva e traz os alunos por um valor (em 2013/14 custava 90 reais).

3. ROTINA EEAR
 A rotina pós quarentena tem aula durante o dia, parada diária antes do almoço, almoço, aula à tarde, educação física no fim da tarde, jantar, tempo livre até o pernoite (entrada em forma para tirar falta e avisos) e depois do pernoite pode estudar, dormir, falar no telefone, enfim... 22:00 é o toque de silêncio, mas pode ir estudar na DE (Divisão de Ensino)

4. PROVAS E AVALIAÇÕES
 As provas e avaliações são objetivos e, se estudadas, não são um monstro de 7 cabeças. Tem avaliação também de ordem unida (que é pratica), tiro e de regulamento, além das avaliações da especialidade (dependendo da especialidade têm provas práticas também). 

5. FÉRIAS
Existe recesso no meio e fim de ano. Geralmente em junho tem entre duas e três semanas de recesso após a formatura. No final do ano, vai do final de novembro até metade de janeiro .

6. LAVANDERIA
 Para lavar roupa tem lavanderia com máquina de lavar dentro da escola, porém o Vagner não usava pois contratava o serviço das lavadeiras, mulheres de fora que trabalham lavando as roupas dos alunos (na época dele, elas iam às segundas, quartas e sextas). Paga-se um valor mensal (60 reais, se eu não me engano). As roupas são entregues lavadas e passadas no próximo dia. A frequência depende de cada um.

7. PNR / MORADIA
Para conseguir o PNR é preciso ter um dependente (esposa, filho...) e pegar uma guia de moradia (pode pegar na EEAr, caso já tenha dependente. Caso vá ter dependente apenas no trânsito, deve-se esperar chegar na sua unidade). A guia de moradia é entregue na unidade de trabalho (ex: Vagner, que casou no trânsito, pegou aqui na unidade de Anápolis e entregou no mesmo local). Após isso, tem que procurar a prefeitura de aeronáutica da sua unidade e entrar na fila. Depois de entrar na fila é só esperar sua vez chegar. Quando for sua vez, tem a vistoria da casa e, depois, a entrega da chave. Em algumas localidades, a casa sai rapidamente. Em outras, pode demorar anos, depende da localidade que vai. 
Obs: Fomos ao hotel de trânsito porque estávamos esperando a casa sair e não queríamos pagar um aluguel. Moramos 2 meses, aproximadamente, no Hotel de Trânsito.

8. TRANSFERÊNCIA
 Você recebe a transferência (o valor depende da distância da EEAr até o local em que vai servir quando se formar).

9. TRÂNSITO 
 Não logo após, tínhamos 20 dias de trânsito. Os dias também dependem da distância da localidade para Guaratinguetá. Pode ser 10 dias, 20(nosso caso), 30. Esses dias são contados após a formatura. A apresentação acontece no dia seguinte à data limite de trânsito (ex: 10 dias - apresentação no 11º dia).

10. VIDA PÓS-EEAR 
A vida pós EEAr é mais tranquila, mas não é livre de responsabilidades. Tem a rotina do trabalho, as missões (que podem acontecer a qualquer momento), os serviços, etc. Algumas unidades são mais agitadas, outras mais tranquilas. Tudo depende da unidade pra onde se vai.

11. FORMATURA
A formatura é dividida em 2 dias: a cerimônia de brevê e a formatura em si.
Vou deixar um canal do youtube com muitos vídeos sobre momentos marcantes na EEAr, inclusive a formatura: https://www.youtube.com/user/campiolofilmes/videos


Foram essas as respostas, espero que ajude! Até o próximo post <3

0 comentários

Obrigada pela sua visita :) Coloque seu blog ao final do comentário para que eu possa retribuir!